domingo, 23 de agosto de 2009

O que é Sociologia????


Isidore Auguste Marie François Xavier Comte - 1798 - 1857
Filósofo Positivista
A Sociologia é uma ciência porque usa métodos e técnicas que lhe permitem estudar o social. E o campo de estudo da sociologia é a organização da sociedade e o que acontece entre seus membros.

É bom saber:
“A sociologia propriamente dita é o fruto da Revolução Industrial, e nesse sentido é chamada de - ciência da crise – crise que essa revolução gerou em toda a sociedade européia. Ela é fruto de toda uma forma de conhecer e pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveu a partir do século XV”.Ela existe, portanto, porque existe o homem, porque ele vive em grupo e porque é necessário compreender esta convivência para se propor maneiras de viver melhor.
No século XVIII, a Europa vivia um dos mais importantes momentos de sua história. A Revolução Francesa e Industrial provocaram mudanças que até hoje são refletidas na nossa geração. Toda conjuntura política, econômica e cultural passava por modificações: os novos métodos de produção geravam o aumento da produtividade e vários trabalhadores foram substituídos por máquinas. Além disso, ocorria o intenso êxodo rural, ocasionando uma explosão demográfica e conseqüentemente, uma falta de infra-estrutura capaz de comportar esses excedentes populacionais. A falta de empregos aliada à falta de infra-estrutura levou a um relativo estado de caos social: aumento da miséria, fome, criminalidade, doenças, prostituição, suicídio, etc. De certa forma, a sociologia surgiu como uma resposta intelectual para tentar analisar, explicar e melhorar essa nova estruturação, sobretudo social, que o mundo vivia. Portanto, sociologia é a ciência que, através de seus métodos de investigação científica, estuda o comportamento humano perante seu meio social e busca compreender as estruturas e as relações da sociedade. O termo “sociologia” foi criado por Augusto Comte, cuja intenção era unificar várias áreas do conhecimento, como psicologia, economia, etc. As três principais linhas de pensamento dentro da sociologia são: a Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte e grande contribuidor, Émile Durkheim; a sociologia compreensiva iniciada por Max Weber; e a explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx. A Revolução Industrial é muitas vezes analisada de forma superficial como a simples introdução da máquina a vapor nas fábricas e manufaturas e o aperfeiçoamento das técnicas produtivas. Existe, porém, outra faceta da realidade – a Revolução Industrial significou o triunfo da indústria capitalista e da classe minoritária detentora dos meios de produção e do capital. Grandes massas de trabalhadores foram submetidas ao que impunha o sistema – novas formas de relação de trabalho, longas e penosas jornadas nas fábricas, salários de subsistência – a fim de satisfazer os interesses econômicos dos empresários. Aos poucos a Sociologia vai ganhando espaço na sociedade como caminho para entender as necessidades da época e dando oportunidade de no futuro construir uma sociedade melhor com mais qualidade de vida, organizando e estudando de forma cientifica e sistemática as mais variedade sociedades existentes no mundo pós moderno, as mudanças de comportamentos dos indivíduos devido as novas invensões tecnologicas na qual mudou o rumo de nossa sociedade ocidental capitalista, eis a Sociologia como ciência...Vamos continuar a entender nossa sociedade sempre respeitando as opiniões de forma que através de debates com bases concretas de nossa realidade social, ou seja com embasamento teórico e teses que possam ser realmente entendidas e discutidas...isso é sociologia...
Assim as Ciências Sociais começa a ganhar repercussão pelo mundo, campos do conhecimentos começam a fazer parte de sua doutrina como a Antropologia Cultural, Filosofia, Economia, Ciências Políticas, Geografia Humana, Psicologia Social e a Sociologia propriamente dita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário